Guia de Iniciante By Alex FC GMBR

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Guia de Iniciante By Alex FC GMBR

Mensagem por Noob4Fun em Qui Jun 09, 2016 8:00 pm

Seja bem-vindo ao mundo da criação de jogos!

Este guia irá lhe ajudar a ingressar na fantástica 10ª Arte.

1 - ESCOLHA DA FERRAMENTA:

Antes de tudo você precisa de escolher que ferramentas irá utilizar para produzir o seu jogo. Claro que você pode fazer tudo do 'zero' usando ferramentas que não são especificas para jogos, porém o trabalho é muito maior. Dependendo da complexidade você mesmo terá que criar o seu editor de níveis, o que já iria requerer uma elevada experiência na área de programação.

Sabendo deste detalhe importante, agora vamos às ferramentas mais comuns usadas para criação de jogos:



GameMaker: Studio: Esta ferramenta é focada em jogos 2D (Mas também pode usar 3D com um pouco mais de trabalho). É multi-plataforma, possui editor de níveis, editor de imagens, suporte à Shaders, linguagem GML (Proprietária), e muito mais. Na sua versão grátis exporta apenas jogos para Windows (Desktop).

Clique aqui para mais detalhes



Unity: A mais popular de todas, ainda mais agora que possui ferramentas dedicadas para jogos 2D. Possui um completo editor de mundos em 3D, recursos de geração de terrenos e uma comunidade bem activa ao redor de todo o mundo. Na versão grátis pode exportar para todas as plataformas (Ver site) desde que seu faturamento seja menor que o especificado nos termos de uso.

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Construct 2: Outra ferramenta que tem conseguido o seu espaço pela facilidade na criação de jogos. Seu sistema de behaviors é automatizado e com poucos cliques você consegue criar a base do jogo. Sua versão livre é bastante limitada (Ex: só poder usar 2 efeitos gráficos), logo se quiser aproveitar toda essa simplicidade terá que comprar o software.

Clique aqui para mais detalhes

Há várias outras ferramentas como a Unreal Engine e a Cry Engine, porém há mais conteúdo disponível para as três acima citadas.

2 - APRENDENDO SOBRE FERRAMENTA:


Depois de escolhida a ferramenta você precisará de aprender sobre os seus recursos. Aqui no fórum o conteúdo sobre GameMaker: Studio é vasto, já o resto ainda precisamos de material de base para indicar aqui. Seguem alguns links para ajudar na sua escolha:

GameMaker: Studio:

Canal Next Level

Canal Tiago Mauricio Tutoriais

Video Aulas e Tutoriais sobre GM: S por Alex FC

Unity:

Canal Games Indie

Canal do Patrick

Unity 2D Básico - Jogos Indie

Construct 2:

Canal do Amilton Neves

Canal desKompliKa Cursos

3 - RECURSOS / ASSETS:

Enfim, já tendo estudado você precisará de recursos gráficos e sonoros. Pode fazer ou pode baixar de repositórios livres na internet. Seguem alguns links que o podem ajudar:

[Links Uteis] Audiovisual

4 - PUBLICANDO SEU JOGO:

Agora você tem o seu jogo pronto. Onde postar? Onde divulgar? E agora?

Há vários repositórios onde você pode colocar o seu jogo. Em baixo seguem os mais usados pelos criadores independentes, onde você terá um feedback mais técnico:

Itch.io
indieDB
GameJolt
Indie Video Games

Depois de ter passado por essas áreas técnicas, com o jogo com vários erros corrigidos, pode divulgar o seu jogo para o público em geral. Os portais abaixo podem receber o seu jogo:

CNET Download.com
Baixaki Jogos
Super Downloads
Ultra Downloads

Tenha em mente que não estamos aqui para te ensinar a preencher formulários, mas qualquer dificuldade que tenha em enviar o seu jogo para os portais e repositórios acima, estaremos aqui para o ajudar. Lembre-se de criar uma página de divulgação para o seu jogo com descrição, vídeos, imagens e afins.

E logicamente, essa não é a receita do sucesso. Tudo vai depender do quão bom é o seu jogo, mas uma boa apresentação é sempre indispensável.

Esta Guia foi feita por Alex FC do forum https://tgmbrasil.com.br com autorização do próprio
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